Alimentação, Nutrição e Informação

terça-feira, 23 de agosto de 2011



A disponibilidade de água é um dos fatores mais importantes para a manutenção da vida no nosso planeta, assim como a presença de macro nutriente como carboidratos, proteínas, lipídeos; micronutrientes como vitaminas e minerais e a qualidade do ar. O conjunto desses fatores em quantidade e qualidade adequadas é responsável pela manutenção do equilíbrio fisiológico da vida.
A Presença de água, em conjunto com diversos nutrientes, torna os alimentos susceptíveis a contaminação e a degradação microbiana. O método de conservação por liofilização baseia-se na desidratação do produto, havendo um grande diferencial entre a secagem convencional e a secagem por LIOFILIZAÇÃO.

Chama-se liofilização o processo no qual os alimentos são congelados e através de uma combinação de processos e fatores, a água passa do estado sólido para o gasoso, sem passar para o estado líquido; processo é conhecido como sublimação.
A liofilização mantém a cor, sabor, aroma e principalmente os nutrientes dos alimentos. A tecnologia empregada para a realização do processo de liofilização impede que se realizem ensaios caseiros e torna o produto liofilizado mais caro.
Para se obter um produto de qualidade liofilizado, é necessário que se faça a seleção, higienização e processamento da matéria prima, a qual é submetida ao congelamento em temperatura inferior a 0°C. Depois de congelado, o produto passa por secagem primária (eliminando 90% da água) por meio de evaporação dos cristais de gelo sob pressão de vácuo e aumento de temperatura. Na secagem secundária, o produto passa por um novo aumento de temperatura, variando entre 20°C a 60°C, ainda sob pressão negativa. O resultado é um alimento com cerca de 2 % de umidade que deve ser armazenado em local seco, em temperatura ambiente.

O processo de liofilização é muito utilizado na indústria farmacêutica e alimentícia, podendo ser utilizada tanto para produtos líquidos como para produtos sólidos.
Através desse processo podemos obter produtos da mais alta qualidade, de reconstituição instantânea e que possuem longa vida de prateleira.
Os alimentos liofilizados são normalmente utilizados em viagens de grande dificuldade e onde existem restrições em relação ao peso, ao volume a transportar e à rapidez de confecção das refeições.
Antigamente, os alimentos liofilizados só eram usados por astronautas. Atualmente, é conveniente e largamente utilizado por aventureiros em geral, como montanhistas e expedicionários.

Mas lembre-se, não é recomendável usar o produto para substituir o consumo de frutas naturais, pois uma das vantagens das frutas é ajudar a hidratar o organismo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário