Alimentação, Nutrição e Informação

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Benefícios do MATE


Hoje o Mate pode ser considerado o nosso chá oficial: consumido como chá quente ou chá mate gelado no verão, comum nas praias do litoral brasileiro.

O que pouca gente sabe é que a erva mate é um das plantas nacionais mais ricas em antioxidantes. Ou seja, apesar de pouco explorado, o Mate é uma fonte de beleza e saúde poderosa. Para desfrutar dos benefícios rejuvenescedores do Mate, existem opções diversas de bebidas.


Quando o assunto é beleza, é possível encontrar Extrato de Mate em Cosméticos Naturais do mercado, que atuam na prevenção do envelhecimento da pele através da ação dos seus polifenóis naturais.

Além de ser rico em antioxidantes, o Extrato da Erva Mate contém cafeína, estimulante natural que ativa a circulação do sangue e diminui a retenção de líquidos, atuando na queima das gordurinhas indesejadas e na prevenção das celulites ao quebrar as moléculas de gordura.
Os compostos da Erva Mate, como ácidos fenólicos, cafeína, saponinas, vitaminas (como as do complexo B, a vitamina C e a vitamina D), e sais minerais (cálcio, manganês e potássio), têm sido motivo de muitos estudos. A ação farmacológica do mate é comprovada na prevenção de problemas como arteriosclerose, além de melhorar a concentração e fortalecer o sistema imunológico.
O Mate também auxilia na digestão e produz efeitos anti-reumático, diurético, estimulante e laxante. Por inibir o processo de oxidação do mau colesterol (LDL), o mate atua na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.
A Erva Mate não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural.
Uma curiosidade é que a presença de saponina, que é um dos componentes da testosterona, é a razão pela qual o consumo de Mate melhora a libido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário