Alimentação, Nutrição e Informação

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MUNDO DA FRUTA


As frutas além de serem nutritivas e fontes de vitaminas e minerais, ajudam a diminuir a gordura na dieta e controlam o peso corporal, fornecem mais energia e resistência e auxiliam no funcionamento do intestino. Porém, as frutas não devem ser consumidas com exageros.

Elas são indispensáveis no cardápio de qualquer pessoa; pois, equilibram a dieta. Três a quatro porções de frutas por dia é o recomendado, podendo ser substituídas por suplementos alimentares de vitaminas e minerais. 

Dentre as frutas que tem menos calóricas são: acerola, carambola, mamão, morango, melão e melancia. Já abacaxi, ameixa, caju, figo, graviola, jabuticaba, kiwi, laranja, maçã, manga, pêra, pêssego e tangerina têm um nível calórico intermediário. As que possuem mais calorias e maior teor de gordura são: abacate, açaí e coco. Sendo que o coco é o mais calórico, o açaí é o que possui menor quantidade de calorias e o abacate apresenta uma quantidade intermediária de gordura por 100g.

Quando o assunto é manter-se saudável, uma dieta rica em frutas e verduras tem sido a receita mais freqüente. As frutas são ricas em nutrientes, construtoras do organismo humano, porque fornecem energia, além de retardarem o processo do envelhecimento celular, contêm também diversos fotoquímicos que são fundamentais para a saúde, previne as doenças relacionadas com a má nutrição.

Nutriente saudável e saboroso, cada fruta contém suas características aroma e sabor diferente, fazendo com que desperte prazeres de se deliciar com elas, é muito importante que você sinta prazer em consumi-las e não uma obrigação. Seja criativo, e ouse variando tipos de frutas que não conheça.

**MAS LEMBREM-SE, AS FRUTAS NÃO DEVEM SUBSTITUIR REFEIÇÕES, DEVEM SER CONSUMIDAS NOS LANCHES E COMO SOBREMESAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário