Alimentação, Nutrição e Informação

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Como Evitar o Efeito Sanfona


Nada mais desanimador é ver seu corpo ficando acima do peso logo depois de fazer um regime e lembrar que terá de emagrecer tudo novamente.
O Efeito Sanfona é exatamente isso, você engorda e emagrece repetidas vezes, normalmente por causa das várias dietas adotadas para perda de peso.
Depois que a pessoa emagrece através de uma dieta que pode ou não ser muito restritiva ela não “agüenta” por muito tempo essa nova alimentação e volta a comer como antes, engordando tudo novamente.

Hoje muitas pessoas são influenciadas por milhares formas de emagrecer, os tipos de dietas são dos mais variados: dieta da banana, dieta da sopa, dieta da lua, dieta das frutas, dieta das proteínas, dentre outras. Sem contar os outros meios que as pessoas buscam para emagrecer como o uso de laxantes, diuréticos, remédios para emagrecer, etc. São muitas as opções para perder peso, sejam elas boas ou ruins para saúde.
O difícil não é perder peso é sim manter a alimentação que adotamos na dieta. Pois temos que trabalhar com a mente e o corpo junto. e não passa fome e sim comer de tudo um pouco. 
Após tantas transformações no seu corpo, com emagrece e engorda, o organismo cria uma resistência maior para emagrecer, tornando assim mais difícil alcançar o peso desejado e manter este peso.


Como sair do Efeito Sanfona?

Para sair do efeito sanfona é preciso esquecer desde já as dietas que vem adotando até o momento.
A idéia é manter uma alimentação equilibrada e que possa segui - lá pelo resto de sua vida. Os benefícios são muitos, desde células que exercem suas funções corretamente, até a prevenção de algumas doenças.
Porém não será do dia para noite que ficará magro como deseja, a disciplina e força de vontade serão peças fundamentais para alcançar o peso ideal.

Dicas para trabalhar a mente
1-    Faça elogios de você olhando no espelho, fale com você mesma  "vou consegui", "vai vale a pena".
2- Recorde de uma revista um corpo que acha bonito e cole seu rosto no rosto da pessoa e coloque no espelho do banheiro da sua casa, todas as vezes que olhar para a foto vai se senti diferente, engraçada isso ajuda a tirar obsessões da sua mente.
3-   Coloque na sua cabeça que vai demora um pouco para chegar ao peso ideal, mais o que vale é a sua saúde em primeiro lugar e pode demora, mais vai chegar o dia da sua satisfação.

Dicas para manter o peso de Forma Prática e Saudável



1- Distinga sua massa corporal
Quando se perde muito peso, além da gordura, perde-se também massa muscular, por esse motivo é importante então saber o que é massa gorda e o que é massa magra em seu corpo, deixando de ter a ilusão de estar mais gordo ou mais magro.
2- Controlem o quanto vocês emagrecem
Cada pessoa possui um organismo que reage de forma diferente do outro, mas de uma forma geral é indicado que uma pessoa não perca mais de 10 % do seu peso ao mês, evitando que o regime não fique descontrolado.
3- Não acreditem ou façam dietas milagrosas
Não caia nessa de dietas milagrosas, mesmo que consiga emagrecer em pouco tempo é provável que volte a engordar tudo que não comeu durante a dieta, e ainda corre o risco de você enjoar de certos alimentos. Tenho relatos de pessoas que fizeram a dieta da banana e emagreceram, mais depois de um tempo não conseguiram mais nem olhar pra banana e isso não pode acontecer, pois até a mente da pessoa fica abalada pensando que dieta nenhuma resolve.
4- Leve seu regime como reeducação alimentar
Leve a sério desde o começo em transformar seu regime em uma reeducação alimentar aliada de atividade física. O motivo é que depois que terminar o regime saberá como comer, sem pular refeições seu organismo acostumará comendo nos horários certos e ainda sentira prazer em praticar exercícios físicos.
5- Não tomem remédios sem prescrição médica
Tome remédios para emagrecer somente se for indicado por um profissional, caso contrário você corre grandes riscos de voltar a engordar tudo novamente.


E VOCÊ JÁ ENTROU NO EFEITO SANFONA?
Deixe sua experiência para todos os leitores do blog, compartilhe sua opinião conosco.

2 comentários:

  1. Consegui regular alimentação e por consequencia pender peso e medidas, mudando totalmente a minha alimentação com auxilio dos produtos da Herbalife. Escutei pessoas que utilizam os produtos onde tomei a decição de fazer a experiencia. Graças a Deus consegui ter um controle maior na alimetação e peso. Consequentimente no modo de vida por um todo. Não havia uma visão dentro de mim de como é importante nossa alimentação, viver estressado com dores de cabeça sintomas que muitos ainda sentem grande parte pela má alimentação. Apoio totalmente essas pessoas que com força de vontade querem mudar de vida começaondo primeiramente com a sua propria alimentação que é fundamental.

    ResponderExcluir
  2. isso ai.. mais primeiramente temos que convencer nossa própria MENTE.. pois ela queira ou não manda grande parte em nós.. depois que ela está andando junto o corpo consegue se manter.. =)

    ResponderExcluir